MANTER-SE EM FORMA

Mantendo-se em forma!


Correr . . . correr. . . correr

Alem de manter-se em forma, quando está ainda não foi embora, correr ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade e também a depressão.

Correr ajuda ao coração a se manter em forma e força o fígado e o rim a se manterem dentro dos limites de equilíbrio forçando a manutenção do colesterol, triglicérides e do ac. Úrico que de uma forma ou de outra podem vir a nos prejudicar em nossa saúde.

Correr faz bem para o corpo e para a mente, mas é preciso ter orientações de um medico ou de um preparador físico que lhe darão os passos corretos para um exercício saudável e de confiança.

Correr, um passo após o outro, acredito ser este um dos esportes mais saudáveis e simples que podemos ter.

As pessoas que fazem exercícios físicos são bem mais saudáveis e felizes do que as pessoas que ficam tentando fazer alguma coisa. Correr esta entre uma das atividades mais fáceis de se fazer e com o tempo nos pegamos o gosto pelo fato de corrermos. Não necessita de academia, temos em nos mesmos os parceiros para a pratica.

Correr gera convívio, participação, a busca do esporte que leva consigo o convívio entre pessoas que são importantes para o nosso dia a dia.

Muitas vezes em uma corrida passamos por avaliações especificas em nos mesmo; Estamos correndo e o nosso organismo passa por processos de ajustes físicos e químicos que ajudam a buscar soluções muitas vezes paradas em um estado de letargia que estávamos acostumados.

Correr esta se tornando uma ferramenta que vai nos ajudar a apresentar um alivio ao estresse e a ansiedade que são parceiras das Síndromes do Pânico e companhia. Correr ajuda a manter o equilíbrio físico e facilita em muito o reequilibrio mental uma vez que quando corremos a gente emagrece, aumenta a capacidade do pulmão e do coração, a gente se reencontra.

Correr aumenta em muito a auto-estima o que facilita. Correr equilibra todos os níveis hormonais e proporciona a presença de endorfinas em nosso organismo que por si só é um gerador de prazer.

A liberação destas endorfinas produzem eleitos periféricos como analgesia e antiinflamatório nos músculos periofericos alem de proporcionar um relaxamento que por sua vez é um excelente ansiolitico e antidepressivo.

Correr significa não parar mais; correr nos leva a superar as nossas metas sempre buscando algo novo.

Correr estressa o corpo todo, exigindo que nossas estruturas musculares e articulações estejam em bom estado. Para correr, portanto você precisa começar de forma lenta, ajuda a queimar as gorduras intra-abdominais que são as piores para a saúde, e certamente lhe faz desfrutar do convívio social que o ato de correr lhe dá.

Se você é uma pessoa sedentária nativa, deve começar a correr como uma atividade moderada, caminhadas seria um bom começo, não se preocupando com correr todos os dias e nem procurar grandes distancias e tempos.

Correr como já dissemos é importante para um bom rendimento cardíaco, para evitar o estresse e para prevenir a ansiedade e o pânico.

Um corpo em velocidade sobrecarrega toda a sua estrutura e é importante que você saiba os riscos para não se prejudicar:

Cabeça: devido as sensações proporcionadas pela corrida, seu cérebro aumenta a produção de endorfinas (Serotonina e outros transmissores relacionados as sensações de bem estar) que lhe da uma maior sensação de bem estar e alivio do estresse.

Coração: Seu coração fica mais forte e mais eficaz bombeando mais sangue para todo o seu corpo

Pulmão: melhora sua capacidade de respirar melhor, dando ao seu corpo mais oxigênio por tempo.

Joelho: é o seu acelerador do organismo. Junto com seus ossos da perna mantém o equilíbrio e modera o impacto.

Pé: Aquele que toca o chão, seu peso é multiplicado pelo impacto do solo e você precisa estar bem calçado para evitar esta sobrecarga.

Músculo: Estes podem sofrer impactos se você começar a corre a toda - fique esperto e comece devagar protegendo seus músculos de possíveis ruturas que no futuro podem ser perigosas.

Metabolismo: fique esperto, correndo você vai queimar mais calorias (açucares) e, portanto emagrecer um pouco; verifique sempre seu peso e o objetivo que você deseja alcançar.

Ao correr você vai necessitar de água (líquidos), portanto beba muita água antes, durante e após a pratica de exercícios. Coma somente uma hora antes dos exercícios para não interferir na sua digestão.


Dr. Miguel Zaba
Webmedicos

Site Médico